Faça com que seja impossível te ignorar
Como OBRIGAR o algoritmo a entregar seus conteúdos
Quando comecei essa Newsletter recebi uma pergunta que me fez pensar, a pergunta era:
“Mas se eu só postar vídeos, o Youtube vai começar a entregar meus vídeos do nada?”
E eu pensei bem e cheguei na conclusão que sim! É literalmente só você postar seus vídeos que uma hora a plataforma vai te recomendar, seja Youtube, seja Tiktok, Insta ou qualquer outra.
É claro que se você postar um vídeo realmente péssimo, sem ter nenhum nicho ou fazer algum tipo de spam a plataforma com certeza não vai entregar. Pelo fato de você estar aqui nesse Newsletter eu já sei que pelo menos esse basicão vc já sabe.
Mesmo assim, muitos ainda ficam travados na hora de escrever suas histórias. Isso até faz sentido, até porque, todos os dias são postados milhões de vídeos em todas as plataformas, como fazer com que o algoritmo escolha o MEU vídeo pra entregar? Como fazer com que minha história seja tão boa que fique impossível das pessoas ignorarem independente da entrega de um algoritmo?
A resposta está em 4 tópicos que eu COPIEI de um gigante canal no youtube chamado Magnates Media. Não fui eu que inventei essas técnicas e sim um canal que hoje conta com mais de 1,7 milhão de inscritos no Youtube. As técnicas são:
1. Escolher o tema é a parte mais importante
Você pode ser o melhor escritor do mundo, mas se fizer um roteiro ultra detalhado cheio de técnicas sobre uma história da qual ninguém quer saber, o seu conteúdo vai flopar. O tema do vídeo é o mais importante. Se a história for naturalmente interessante, o engajamento acontece de forma orgânica.
Pesquise bem antes de definir seu tema. Escolha histórias que já tenham conflitos, reviravoltas e personagens marcantes.
2. Escreva o roteiro com os visuais em mente e use metáforas visuais
Pensar nos visuais já na fase de roteiro permite criar metáforas poderosas e cenas memoráveis.
Sempre que possível, transforme conceitos abstratos em imagens concretas. Use analogias que possam ser representadas visualmente para aumentar o impacto emocional.
3. Divida sua história em "mini-histórias" ou capítulos
Narrativas longas ficam mais fáceis de entender quando organizadas em partes menores.
Sempre que o tema for complexo, divida-o em pequenos blocos narrativos com começo, meio e fim, facilitando o entendimento do público. É mais fácil você criar várias mini-historinhas no seu vídeo do que fazer uma grande história escrevendo o texto do começo ao fim sem parar, isso ajuda a abrir loopings no seu conteúdo.
4. Termine cada capítulo com um "pequeno gancho"
Pequenos ganchos no final de cada capítulo mantêm o público interessado no que vem a seguir.
Termine cada seção do seu roteiro sugerindo que algo importante está prestes a acontecer. Isso gera expectativa e mantém o público engajado.